- OUVIR SEM JULGAR Antes de dar conselhos ou fazer pré-julgamentos, é preciso ouvir com atenção as preocupações e necessidades das pessoas com quem trabalha. Unir-se a elas na busca de soluções, portanto, é fundamental.
- SER AUTÊNTICO Deve-se admitir abertamente seus pontos fracos e suas limitações. Quando o líder tem essa postura a respeito de sua própria vulnerabilidade, as pessoas aprendem a confiar nele e a respeitá-lo como uma pessoa verdadeira e coerente.
- TER SENSO DE COMUNIDADE Hoje, faz bem criar na equipe um clima de companheirismo e amizade, como se todos pertecessem a uma família em que se partilham as emoções, tristezas e alegrias, preocupações e vitórias, intercalando as exigências do trabalho com momentos de comemoração e lazer. A época do gelo profissional, em que as pessoas eram tratadas a distância,já passou.
- PARTILHAR PODER Mais do que delegar funções, o líder deve dividir com a equipe o poder de ter iniciativa e tomar decisões, mesmo com o risco de vê-la cometer alguns equívocos.
- VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Cada integrante da equipe tem um valor próprio, uma experiêcia própria e um potencial próprio a ser desenvolvido, tanto no sentido pessoal quanto profissional. O investimento nesse potencial humano é um compromisso do líder. Quando as pessoas crescem, a empresa cresce junto com elas.
Valdemar Merlim Filho
e-mail: valdemar@microplane.com.br
Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário. Ele nos leva ao SUCESSO.
Um Forte Abraço !!!